A comunicação é fundamental na vida e a habilidade comunicacional é uma característica imprescindível no mercado de trabalho atual.
Podemos afirmar que existem três estilos básicos de comunicação: a passiva, a agressiva e a assertiva. A comunicação assertiva é o estilo de comunicação mais eficiente e desejável nas empresas e pode ser uma ferramenta importante na evolução da sua carreira. Considera-se fundamental para um ambiente de trabalho saudável, para a produtividade e para o entendimento. Não é por acaso que os profissionais com essa competência se destacam.
É também, por isso, que as empresas devem estar atentas e identificar a necessidade de trabalhar essa soft skill com seus colaboradores.
O que é comunicação assertiva?
Comunicação assertiva é a capacidade de passar uma mensagem de forma clara, segura e sem margem para erros de interpretação ou dúvidas, baseada no respeito por ambas as partes, mensageiro e recetor.
Importância da comunicação assertiva no trabalho
Coletivamente, a comunicação assertiva influencia os relacionamentos de trabalho, com respeito tanto entre colegas e lideranças, como com clientes, fornecedores e público em geral.
Numa empresa com comunicação assertiva:
- Os profissionais expressam-se de forma compreensível e com respeito
- Os diálogos são saudáveis e o ambiente torna-se mais agradável
- As equipas ficam mais alinhadas, interagindo de forma otimizada
- O tempo é melhor gerido, já que as necessidades são passadas de forma clara e sem erros
- A pressão é reduzida, permitindo um melhor fluxo de ideias
- Os resultados são potencializados
- Há melhor capacidade de expressão, negociação e resolução de conflitos
- A credibilidade aumenta, o que melhora também a imagem dos colaboradores e da organização.
Márcia Martins, Área – Secretariado e Assessoria